Você sabe o que é Síndrome de Boreout? 

sindorme-boreout

Você já sentiu que a falta de estímulo estava afetando sua saúde mental? Então, pode ser que você tenha passado pela Síndrome de Boreout, um problema bastante comum em diversas empresas, capaz de prejudicar o bem-estar coletivo e os resultados de uma organização. 

Para esclarecer melhor esse tema, hoje vamos falar sobre o que significa a Síndrome de Boreout, o que pode causar esse problema, como identificá-lo na sua empresa e o que fazer caso isso aconteça. 

Se quer saber como continuar motivando sua equipe e mantendo a produtividade sempre alta, é só acompanhar esse conteúdo até o final! 

O que é Síndrome de Boreout?

O termo Boreout vem da palavra “bored”, que em inglês significa entediado. Por isso, a Síndrome de Boreout também pode ser chamada de síndrome do tédio ou do aborrecimento. 

Caracterizado como um distúrbio psicológico, ocorre quando há baixa carga mental no ambiente de trabalho. Isso pode ser ocasionado por falta de demanda qualitativa ou quantitativa. 

Esse fenômeno é percebido quando o colaborador se encontra em um estado de apatia e desinteresse, além de demonstrar falta de entusiasmo e prazer profissional. Consequentemente, há impacto negativo nas suas entregas e atividades dentro do trabalho. 

Algumas pessoas acreditam que a Síndrome de Bureout está relacionada com preguiça ou má vontade, mas a realidade é bem diferente. O colaborador se sente tão desvalorizado pela falta de incentivo que acaba sentindo uma desconexão com a empresa e seu lado profissional. 

Qual a diferença entre a Síndrome de Boreout e a Síndrome de Burnout?

Mesmo que os dois problemas impactem negativamente a saúde mental de qualquer pessoa, existem grandes diferenças entre esses termos. 

A Síndrome de Burnout ocorre devido ao excesso de estresse e tensão emocional causada por condições de trabalho abusivas. O distúrbio ganhou espaço nas discussões dentro das relações de trabalho e na medicina. Isso fez com que o problema fosse reconhecido como doença emocional pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por sua vez, a Síndrome de Boreout acontece por um motivo contrário ao de Burnout. Nesse caso, o colaborador não foi estimulado da maneira correta, levando-o a acreditar que seu trabalho não tem utilidade, pois suas habilidades, potencial e conhecimentos não estão sendo aplicados. 

Assim como todos os outros, é um problema de saúde preocupante, mas que pode ser resolvido dentro da própria empresa. Alguns exemplos de melhorias nesse sentido são aplicações de estratégias de employer branding e algumas adaptações na rotina dentro do RH e outros setores afetados. 

Quais são as causas da Síndrome de Boreout?

Na maioria das vezes, o Boreout surge quando não há estímulos dentro do ambiente de trabalho e o profissional acaba se encontrando em uma situação com poucas possibilidades de desenvolvimento. 

Esse sentimento ocorre quando há um desequilíbrio entre a expectativa do colaborador em relação ao trabalho em relação ao dia a dia e as suas demandas reais. 

Por esse motivo, a Síndrome de Boreout pode acontecer com profissionais que estão há mais tempo dentro da empresa e também com colaboradores que acabaram de entrar no time. 

Nesse último caso, é comum que o problema surja logo depois do período de onboarding, quando o novo contratado começa a perceber que a descrição do cargo não condiz com as atividades do seu dia a dia. O resultado são tarefas pouco desafiadoras e possibilidades de desenvolvimento e crescimento reduzidas. 

Existem outros fatores que podem desencadear a Síndrome de Boreout, tais como: 

  • Pouco trabalho dentro da jornada 
  • Muito tempo ocioso 
  • Limitações e burocracias para propor ideias 
  • Funções inerentes a qualificação profissional 
  • Falta de reconhecimento de líderes e gestores 
  • Falta de oportunidade de crescimento dentro da empresa
  • Atividades repetitivas e monótonas 
  • Condições precárias de trabalho 
  • Competições e conflitos em excesso dentro do ambiente de trabalho 
  • Lideranças despreparadas e ineficientes 
  • Péssimo clima organizacional

Quais são os sintomas da Síndrome de Boreout?

O problema pode ser identificado a partir dos três sinais mais comuns:

1. Indiferença

O profissional demonstra constante falta de interesse e faz apenas a manutenção das suas funções para não perder o emprego. 

2. Angústia

Com a falta de tarefas aderentes a sua qualificação, o colaborador se sente aborrecido e angustiado na maior parte do tempo. 

3. Estagnação

É comum que o profissional se sinta perdido e sem perspectiva fazendo atividades sem sentido e monótonas. 

Além desses três sinais principais, existem outros sintomas que podem prejudicar a saúde física e emocional da sua equipe. Doenças comuns associadas à Síndrome de Boreout são alterações na pressão arterial, insônia, irritabilidade, doenças de pele, instabilidade psíquica, crises de ansiedade, depressão, pânico e fobias. 

Não apenas o bem-estar dos colaboradores se encontra em risco, como também a saúde e continuidade da empresa. 

Por esses e outros motivos, é de suma importância que gestores e líderes se mantenham atentos aos seus times para identificar esses sintomas nos colaboradores. 

Hábitos comuns de pessoas que estão passando por esse problema são mentir com frequência, se atrasar constantemente sem motivo e parecer descompromissadas. Outro ponto de atenção é que a insatisfação pode causar um sentimento de rancor em relação à liderança. 

Como evitar a Síndrome de Boreout?

O time de RH e todos os gestores da empresa devem se unir para elaborar e implantar estratégias que evitem e eliminem a Síndrome de Boreout dentro do ambiente de trabalho. Confira algumas iniciativas abaixo:

1. Saiba com quem você está lidando

Você só vai descobrir o que motiva e satisfaz a outra pessoa quando passar a conhecê-la. Isso implica em conhecer o perfil dos colaboradores, o que eles valorizam dentro do ambiente de trabalho, o que impulsiona a sua produtividade, entre outros fatores. 

Tenha sempre em mente que cada pessoa tem as suas particularidades, características, expectativas e habilidades. Dessa forma, fica mais fácil demandar tarefas mais adequadas para cada integrante da equipe, valorizando o potencial individual de cada um e praticando uma gestão de pessoas eficiente. 

2. Crie um canal de comunicação confiável

Ao criar um canal de comunicação aberto e confiável, você permite que os colaboradores se sintam mais à vontade para relatar suas angústias e frustrações. Assim, os gestores vão conseguir avaliar melhor caso a caso e ajudar o profissional da melhor forma possível. 

Quando há falta de diálogo no ambiente de trabalho, aumenta o sentimento de impotência dentro do clima organizacional, fazendo com que seu time se sinta cada vez mais desvalorizado. 

Por isso, é muito importante manter uma comunicação saudável com todos os membros do time. Outras estratégias bastante positivas são reuniões de feedback e pesquisa de satisfação e avaliação de clima organizacional. 

Essas ferramentas são importantes para a gestão analisar as percepções, opiniões e sentimentos dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, liderança, funções, problemas, pontos a melhorar, entre outras questões que evitam a Síndrome de Boreout. 

3. Determine metas

Ter metas e objetivos bem definidos podem evitar que a Síndrome de Boreout surja na equipe, pois dá mais sentido às entregas dos colaboradores e mostram que eles estão indo no caminho certo. 

Assim, o profissional direciona seus esforços para alcançar essas metas, diminuindo o sentimento de indiferença e adicionando mais propósito em seu dia a dia. 

Do contrário, o colaborador acaba trabalhando sem destino certo, e consequentemente, sem perspectivas. Com o tempo, ele vai acreditar que seu trabalho não é importante e não tem valor para a empresa. 

4. Crie ações para incentivar sua equipe

Você sabe o que é marketing de incentivo? São ações internas colocadas em prática para estimular os colaboradores a darem o seu melhor todos os dias. 

O objetivo dessas ações é fazer com que os profissionais se sintam valorizados e reconhecidos para que tenham mais motivação para realizar seu trabalho. 

Uma boa dica é premiar os talentos do seu time, aqueles que alcançaram as metas e objetivos propostos. Não esqueça de divulgar a campanha internamente para que todos fiquem sabendo da ação e possam participar.

5. Avalie e repense os fluxos de trabalho

As ações de marketing de incentivo e as outras dicas que demos até aqui são um complemento para que o profissional se sinta valorizado e reconhecido dentro do ambiente de trabalho. 

Além disso, também é preciso analisar a estrutura atual da empresa e a sua cultura. Isso vai direcionar seu olhar para o que não anda tão bem assim. Depois disso, ficará mais fácil reorganizar os fluxos de trabalho. 

Como já mencionamos nesse texto, um dos pontos que pode levar o indivíduo a desenvolver a Síndrome de Boreout é ter muito tempo ocioso ou cuidar de tarefas que estão abaixo de sua qualificação profissional. 

Mas, é preciso ter cuidado, pois colaboradores muito estressados e com acúmulo de funções podem ter a Síndrome de Burnout. 

Por isso, organizar as tarefas corretamente é um trabalho em prol da saúde mental de todo o time, pois isso vai garantir que todos os integrantes tenham atividades relacionadas a sua função real, capacidade técnica e qualificação profissional. 

Outro ponto de suma importância é oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento, como os planos de carreira, por exemplo. Dessa forma, é possível garantir a evolução constante do seu time com o acompanhamento certo. 

Além de garantir a motivação do seu time, os planos de carreira também ajudam a aumentar os níveis de engajamento de talentos, diminuindo a sensação de estagnação e falta de perspectiva. 

6. Cuide da saúde mental de seus colaboradores

Por ser pouco conhecida e apresentar sintomas que podem trazer malefícios para a organização, muitos gestores acabam demitindo colaboradores que apresentam sinais da Síndrome de Boreout achando que assim vão resolver o problema. Mas, na realidade, isso não exclui o problema. 

A solução para manter a produtividade e a eficiência sempre em alta no ambiente de trabalho é cuidar da saúde mental da sua equipe. 

O primeiro passo é lembrar que colaboradores não são apenas números. Por trás de cada profissional, existe um ser humano com sua história, problemas, expectativas e opiniões. 

Para promover qualidade de vida, realizações profissionais e bem-estar no clima organizacional, é preciso criar um ambiente que gere satisfação e motivação para todos. 

Investir na saúde mental dos colaboradores não traz apenas benefícios pessoais individualmente. Com o tempo, você irá perceber os resultados positivos dentro da sua empresa, que pode até se transformar em um diferencial dentro do seu mercado de atuação! 

Se você quer ter esses resultados para a sua empresa, você precisa conhecer as Soluções Integradas do Cíngulo. Além de prevenir e combater problemas como a Síndrome de Boreout, a solução atua de acordo com o nível do bem-estar mental dos colaboradores e é capaz de promover a qualidade de vida que sua equipe merece. 

Preencha o formulário abaixo e solicite o contato de um especialista Cíngulo:

Share:

Categorias

Redes Sociais

Mais Populares

Receba o melhor conteúdo do Cíngulo

Se inscreva em nossa newsletter

Sem spam e notificações. Apenas sobre o Cíngulo.

Artigos relacionados

Entre em contato conosco